sábado, 19 de março de 2011

O medo e o seu pior inimigo.

Daonde vem o nosso medo?  Porque as vezes temos tanto medo de viver, de ser como um passaro livre, leve e solto? 
O maior medo do ser humando nao e a morte, e a vida.
Sera mesmo verdade que sempre podemos escolher o que queremos?  
- A vida e minha, posso fazer o que eu quero --> verdade?

Antes mesmo de nascer, na barriga da sua mae... as crencas e leis familiares ja existem... o nosso ambiente, seja violento, calmo, feliz, triste ja e escolhido por nos.  Não temos a escolha de dizer algo.
Todo ser humano nasce com a capacidade de aprender e sonhar, mas o que acontece com essa capacidade?  O que acontece com a nossa mente?  
Desde criança aprendemos no que acreditar e não acreditar, o que e certo ou errado, o que e feio ou bonito. 
Nos não escolhemos os nossos valores morais, nem nossa lingua ou ambiente de crescimento.  Nenhuma criança nesse mundo tem a abilidade de escolher suas proprias crencas e valores, nos simplesmentes acreditamos na voz mais alta, ou seja na voz da autoridade.

Nos somos domesticados como um animal;  Eu fui domesticada. Voce foi domesticado.  Nos fomos domesticados.  Acha isso certo?

Quando criança temos medo de fazer algo de errado, pois podemos ser castigados; E sempre melhor fazer algo certo, ser uma boa menina ou menino e ganhar uma estrela, do que ficar de joelhos em carocos de milho ou feijao.  
Infelizmente isso continua na adolescencia e tambem quando somos adultos.
O unico problema com isso, e que a mente do ser humano e treinada a ter medo, ou seja a sempre dizer "sim" e fazer o que e certo pra satisfazer outras pessoas.  Criamos uma imagem pra satisfazer espectativas de outros e as vezes no meio de tudo isso nos perdemos.  

Outras vezes, percebemos que todos estao felizes, menos nos mesmos.  
Ser domesticada e ser tratada como um  cão rescenascido; voce o ensina a mijar em um so lugar, e ele faz o mesmo todos os dias.  Voce o ensina a comer em uma so vasilha, e o cao sempre come ali.  

Depois de um tempo, comecamos a castigar nos mesmos por outros.  Esquecemos dos nossos sonhos, da nossa vida, das coisas importantes, do que realmente somos... e continuamos a ser nada mais que uma imagem.  Ninguem e perfeito e ninguem pode ser perfeito.  

Queremos que tudo seja uma reflexao/ um espelho, queremos que outras pessoas sejam orgulhosas das nossas atitudes e esquecemos de quem somos.
Ser domesticada e ter uma mente programada.  O medo de ser quem voce realmente e.  O medo de dizer "não", "para", "stop".
As vezes pensamos que nao somos bons o sufficiente, que não merecemos algo.  Sentimos vergonha do que não devemos

O erro e humano.  Mas devemos pagar pelo o erro somente 1 vez.  Isso sim e justica.  Pagamos pelo o mesmo erro milhares de vezes... dia a dia.  Todas vezes que pensamos no erros que cometemos, nos julgamos.  
Nao tenha medo de ser voce mesmo, lute pelo os seus objetivos, suas metas.  Sua opiniao e valiosa, seu sonho e o seu sonho, seu amor e o seu amor.
Mostre sua cara.
Eu tenho medo, mas estou confrontando o meu medo com amor.  O amor me ensinou coisas valiosas e me fez lutar contra todos os meus medos.  
Seja voce antes de tudo, ame voce acima de tudo.
Nao tenha medo.

                                                                 "Eu tenho medo."

5 comentários:

  1. Steff, meu amor. Este teu texto é muito lindo. Tantas verdades, tantos pensamentos. Não faz muito tempo que eu venho brincando em fazer a mesma comparação, de que homens e os cachorros são de criações semelhantes. Basta assistir aqueles programas de TV, um sobre a Super Nanny e como ela ensina a reeducar os seus filhos mal criados, e outro sobre o Encantador de Cães, que mostra como educar os seus bichinhos ora mal educados...
    A forma como é realizado o treinamento de ambos é absurdamente igual, chega a ser hilário, e este teu texto mostra exatamente isso.

    ResponderExcluir
  2. "El miedo es natural en el prudente, y el saberlo vencer es ser valiente."
    -Alonso de Ercilla y Zúñiga

    Si no tuviéramos una madre, un padre, un amigo o un familiar que nos criara o nos "domesticara," Viviríamos en la ignorancia. Sí, somos animales y como tales necesitamos de alguien que nos domestique y nos enseñe los principios fundamentales de la vida. Cuando crecemos y tenemos el intelecto suficiente, podemos empezar a escoger nuestro camino. Sólo ahí es cuando cada quién decide alejarse o acercarse al miedo.

    Es humano sentir miedo pero es fundamental vencerlo. Es importante saber quién somos y estar orgullosos de ello.

    TQM linda!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Nathy

    Estoy de acuerdo contigo linda!!!

    O medo e humano, mas precisamos vencer-lo para ser livre.
    O meu problema com tudo isso, nao e quando somos criancas... e simplesmente quando somos adultos;

    Pessoas ao redor do mundo (quando adultos) vive com esse medo, ou com essa imagem criada;

    No meu caso, na minha vida foi assim... Por medo, eu fiz coisas que nao SOU EU.
    E agora estou lutando contra o medo!

    TQM!

    ResponderExcluir
  5. Lucas --> Pois e, eu queria muito escrever sobre isso, pois e a verdade.

    Somos criados assim; se fazemos as coisas certas, ganhamos algo em retorno... mas essas coisas certas, geralmente sao o que outros querem... isso quando crianca...

    O triste e voce ver um adulto assim; Um adulto que nao sabe escolher por ele mesmo, que ainda vive entre quatro paredes: "ah eu tenho que ser isso isso e isso... mas na realidade nao sou nenhum deles!

    O medo tem que ser vencido!
    Te adoro

    ResponderExcluir